Estudo desenvolvido no PPG Ciência Animal e Pastagens avalia a inclusão de hidrolisados como fontes proteicas na alimentação de dourados

Um estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) avaliou a inclusão de hidrolisados de quatro diferentes fontes proteicas em dietas para dourado.

Evandro Kleber Lorenz, autor da tese, desenvolveu o trabalho no Setor de Piscicultura, sob a orientação do professor José Eurico Possebon Cyrino, do departamento de Zootecnia da Esalq, com auxilio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp, Processo 2013/16023-0). “Introduzimos hidrolisados de resíduos de abate de tilápias e de atum, além de fígados de aves e de suínos”, conta o pesquisador.

Segundo Lorenz, os resultados demonstraram que a farinha de peixe pode ser substituída por hidrolisado de fígado de suíno em até 140 g kg-1 sem prejudicar o desempenho produtivo, porém, o nível de inclusão em que ocorreu o melhor ganho de peso foi calculado em 111 g kg-1.

A tese originou duas publicações em periódicos de relevância científica reconhecida. O artigo Dietary Protein Hydrolysates from Animal By-Products: Digestibility and Enzymatic Activity for Dourado Salminus brasiliensis, foi publicado no Journal of Aquatic Food Product Technology. Na revista Aquaculture, Lorenz publicou o artigo Performance, hematology and immunology of Salminus brasiliensis fed diets containing swine liver hydrolysate. Este último, ganhou ainda destaque no site Aquafeed.com, com reconhecimento internacional na área de nutrição em aquicultura. “O manuscrito em destaque apresenta resultados sobre a avaliação do desempenho de juvenis dessa espécie alimentados com dietas contendo níveis crescentes de hidrolisado de suínos em substituição a farinha de peixe”.

A pesquisa traz uma contribuição pioneira para o estudo sobre o uso de hidrolisados na alimentação e nutrição de peixes carnívoros e seu efeito em parâmetros hematológicos e imunológicos. “Sugerimos que mais estudos devam ser conduzidos com o propósito de aprofundar o conhecimento sobre a utilização desse ingrediente em dietas aquícolas”. Parte desse trabalho de aprofundamento científico está em desenvolvimento por meio de Projeto de Pós-doutoramento de Evandro, com auxílio da Fapesp (Processo 2017/15931-0).