Unidade de negócios da JBS investiu cerca de R$ 9 milhões no desenvolvimento de produto exclusivo para os Estados Unidos e será a primeira empresa brasileira a exportar ingredientes neste segmento para o país

A NovaProm – Collagen & Food Ingredients, empresa da JBS Novos Negócios, é a primeira companhia brasileira a exportar ingrediente funcional à base de carne e derme bovina para os Estados Unidos. A unidade desenvolveu o NDBS (Natural Dehydrated Beef Stock), um produto inédito em seu portfólio para atender, exclusivamente, ao mercado norte-americano. Com essa conquista, a NovaProm espera exportar até 50 toneladas neste ano. Para os próximos dois anos, a expectativa é exportar 2 mil toneladas o que deve representar um crescimento de 20% em seu faturamento.

O ingrediente, que já é muito utilizado na indústria dos EUA, pode ser aplicado em industrializados em geral, como carne desidratada, embutidos ou, até mesmo, em alimentos naturais. O NDBS atribui diversas vantagens funcionais em um único ingrediente, trazendo valor nutritivo, sabor, maciez e suculência ao produto final, o que aumenta o valor agregado dos produtos.

Para Walter Lene, diretor da NovaProm, o desenvolvimento do NDBS segue uma tendência mundial de consumo de alimentos cada vez mais saudáveis. Com a adição do ingrediente, o produto final passa a fazer parte da classe do mercado clean label (rótulo limpo). “Há uma exigência do consumidor, principalmente norte-americano, quanto ao menor uso de aditivos nos alimentos. O NDBS atende a esta necessidade, o que o torna muito estratégico para o nosso negócio”, afirma Lene.

Para que o produto saísse do papel, a unidade de negócios investiu cerca de R$ 9 milhões na adaptação da linha de produção, treinamentos e em pesquisa. O NDBS será fabricado na unidade de Guaiçara, em São Paulo. “Após cinco anos de desenvolvimento, a NovaProm está pronta para entrar no mercado americano. Acreditamos que teremos o retorno do investimento em menos de três anos”, conta o executivo.

Fundada em 2002, a NovaProm – Collagen & Food Ingredients é líder na produção de colágeno bovino e exporta para clientes em mais de 20 países, com capacidade de produção anual de 5 mil toneladas de colágeno e 4 mil toneladas de ingredientes funcionais para produtos industrializados. A unidade de negócios é pioneira na produção de colágeno bovino no Brasil e possui as certificações necessárias para atender a indústria de alimentos em todo o mundo, garantindo a qualidade e a segurança de produtos como os colágenos em pó e em fibras – ambos utilizados no mercado alimentício. A unidade de negócios também oferece soluções inovadoras para setores como os de produtos lácteos e panificação.

 


A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 235 mil colaboradores em mais de 20 países. A companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Doriana, Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 350 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de governança corporativa e de sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, além de conduzir as suas operações com foco na alta qualidade e segurança dos alimentos e na preocupação com o bem-estar animal.

JBS
55 11 3144-5283 | www.jbs.com.br