Consumo mundial de batata industrializada chega a aproximadamente 7 milhões de toneladas ao ano

A batata é um dos principais carboidratos mais consumidos no mundo e de formas variadas. Parte de receitas frias ou quentes e até mesmo no consumo in natura, mais de 50% das batatas produzidas são utilizadas frescas, mas grande parte dessa produção também se encaixa no segmento processado.

Farinhas, amidos e pré-prontas, incluindo as batatas fritas em palitos ou as chips, são as formas mais encontradas do tubérculo no mercado. “A facilidade do consumo pronto, urbanização e estilo de vida são alguns dos fatores responsáveis pelo sucesso mundial dessa fatia de mercado, além da praticidade de preparo e estocagem”, explica Raika Borges, especialista Agronômica da Yara.

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, tem a batata como uma das suas culturas-chave e busca desenvolver toda a sua cadeia de valor, desde o cultivo até a mesa do consumidor. A empresa, em parceria com a Pepsico, uma das empresas líderes mundiais no setor de alimentos e bebidas, ministrará uma série de treinamentos direcionados à cultura

O cronograma englobará também aveia em um dos seus módulos e já teve sua primeira turma em Curitiba (PR). O evento passará por Vargem Grande (SP), em 26 de janeiro, Araxá (MG), em 31 de janeiro e concluirá a programação em Passo Fundo (RS), em 2 de fevereiro.

O objetivo é desenvolver uma produção cada vez mais sustentável por meio de soluções nutricionais, com base em quatro pilares: redução na emissão de gases estufa; qualidade pós-colheita; otimização do uso de nutrientes com subsídios aos produtores, de acordo com a nutrição utilizada. “O principal benefício é gerar sinergia entre os clientes e levar o conhecimento agronômico de fontes mais eficientes em um produto premium que faz toda a diferença no resultado final”, ressalta Raika.

O conhecimento das quantidades de nutrientes extraídos do solo pela cultura da batata é de suma importância para o manejo adequado da adubação. Atualmente, o mercado brasileiro do tubérculo de maneira processada cresce no último ano 15%, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA).

GranBatata – O Programa Nutricional GranBatata da Yara é composto por portfólio completo e conhecimento global da cultura, com o objetivo de aumentar a produtividade e rentabilidade dos produtores agrícolas.

Com a adoção do Granbatata, os benefícios são visíveis, pois os nutrientes aliados às tecnologias disponíveis, garantem a sanidade da cultura, proporcionam batatas mais resistentes, com maior vida de prateleira e consequentemente mais rentabilidade aos produtores, já que o produto final tem mais qualidade


Sobre Yara: O conhecimento, os produtos e as soluções da Yara tornam os negócios dos agricultores, distribuidores e clientes industriais mais rentáveis e responsáveis, protegendo, ao mesmo tempo, os alimentos e o meio ambiente.Nossos fertilizantes, programas nutricionais e tecnologias aumentam os rendimentos da lavoura, melhoram a qualidade do produto final e reduzem o impacto ambiental das práticas agrícolas. Nossas soluções industriais e ambientais melhoram a qualidade do ar, reduzindo as emissões da indústria e de veículos de transporte, servindo como ingredientes-chave para o desenvolvimento de uma ampla gama de produtos. Estimulamos uma cultura que promove a segurança de nossos colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores e das comunidades em que atuamos.

Fundada em 1905 para resolver a fome emergente na Europa, hoje, a Yara tem uma presença mundial, com cerca de 15 mil funcionários e vendas para mais de 160 países. No Brasil, possui sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo e Paulínia, cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola do País. Também possui duas unidades de produção de soluções ambientais, cinco unidades de mineração e duas unidades portuárias próprias.

Seu portfólio de fertilizantes – que vai de misturas de grânulos a produtos especiais, como foliares, líquidos e NPK no grânulo – e programas nutricionais que ajudam a produzir os alimentos necessários para a crescente população mundial. Os produtos e soluções industriais reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e apoiam operações seguras e eficientes e incluem ofertas de nutrição animal. Para manter a perspectiva de crescimento em longo prazo, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Yara são focados na agricultura sustentável e na busca por novas soluções ambientais como a redução do uso da água e a produção de alimentos saudáveis e de qualidade superior com a quantidade precisa de fertilizantes.


Grupo CDI – Comunicação e Marketing
(11) 3817-7910 | cdicom.com.br