Associação lançou o segundo episódio de uma série de oito vídeos dentro de um programa de formação online para profissionais e empresários do agronegócio

A ABC Bio – Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico acaba de colocar em sua conta no YouTube o segundo episódio da série de oito vídeos de um projeto de capacitação online para revendedores, consultores e agricultores interessados em conhecer melhor e de forma mais detalhada a forma de aplicação de defensivos biológicos na agricultura brasileira. O projeto é uma parceria da entidade com a AgriLearning, empresa especializada na produção de conteúdo técnico na área agrícola para divulgação em plataforma online, incluindo mídias sociais.

O segundo episódio, denominado Agentes Microbiológicos de Controle (parte 1), tem como objetivo esclarecer como usar o controle microbiano em um sistema de Manejo Integrado de Pragas. São apresentados exemplos detalhados sobre como aproveitar agentes biológicos no controle da cultura de feijão, com especial ênfase no combate preventivo da disseminação do mofo branco, uma praga que afeta boa parte dos 3 milhões de hectares que atualmente são cultivados no Brasil.

Já o primeiro episódio da série, denominado Introdução ao Controle Biológico e ao Manejo Integrado de Pragas, detalhou informações básicas sobre como funciona o processo de utilização de agentes biológicos no controle de pragas e doenças nas plantações. O projeto de capacitação online é uma ideia antiga da ABC Bio e tem como propósito principal assegurar a disseminação do conhecimento para assistência técnica no campo, um dos pilares que compõe o tripé fundamental de estímulo ao uso de biodefensivos pela agricultura brasileira. Os outros componentes do tripé são: uma produção de qualidade dos agentes biológicos e uma logística eficiente que permita que o produto chegue em condições de ser aplicado nas lavouras.

Além de possibilitar melhor formação de técnicos e profissionais ligados ao agronegócio, a iniciativa da ABC Bio também possibilitará ganhos ao processo produtivo como um todo, fazendo com que toda a sociedade saia ganhando, uma vez que o engenheiro agrônomo e o produtor rural poderão usufruir das diversas vantagens das modernas tecnologias dos biodefensivos embutidas no Manejo Integrado de Pragas. Acrescente-se ainda o fato de haver um inequívoco ganho ambiental e econômico, com o consequente uso correto dos produtos fitossanitaros.

Os demais episódios, que devem ser editados e publicados periodicamente no YouTube e no site da ABC Bio (www.abcbio.org.br) tratam dos seguintes temas: Agentes Microbiológicos e Macrobiológicos de Controle – prospecção, pesquisa, exemplo de aplicação prática, conceitos de formulação, qualidade e prazo de validade; Manejo Integrado de Pragas – conceitos teóricos, exemplo de aplicação prática, exemplos de insetos-praga e sua biologia; Formulação Caseira de Biodefensivos – situação atual e riscos envolvidos.


 

Sobre a ABC Bio: A Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABC Bio) foi fundada em 2007 com o objetivo de congregar as empresas do setor, reunindo fabricantes e comerciantes de produtos biológicos, buscando o fortalecimento e a representatividade do setor em todas as instâncias relacionados com a atividade. Reunindo atualmente 24 empresas, a entidade busca o contínuo aprimoramento organizacional, assim como a modernização e a profissionalização da atividade, com participação ativa na construção dos marcos regulatórios. Todas as ações da entidade são avalizadas por respeitáveis profissionais do mundo acadêmico e seu Comitê Técnico Científico atua nas áreas de parasitoides e predadores, fungos para controle de doenças, bactérias e nematoides entomopatogênicos, entre outros, e conta com a participação de profissionais de notório saber. Com todas essas precauções, a associação contribui significativamente para a consolidação de um novo conceito de controle de pragas na agricultura brasileira.

Mecânica de Comunicação
(11) 3259-6688 | 3259-1719 | meccanica.com.br