Lançada nas mídias digitais da companhia, série de vídeos com dados científicos e linguagem acessível mostra como informações imprecisas ou fora de contexto geram confusão e medo

Posicionando-se de forma pioneira sobre assuntos considerados polêmicos envolvendo o uso de agrotóxicos e sementes geneticamente modificadas, a Syngenta acaba de lançar a série de vídeos “Mitos e Verdades”, veiculada nos canais da companhia nas principais redes sociais. Nela, colaboradores de diferentes áreas apresentam fatos e informações de pesquisas científicas para desbancar factoides (em tempos das chamadas fake news) e promover o diálogo transparente entre a indústria e a sociedade em relação a tais temas.

Cada vídeo promove, com recursos textuais e visuais, a investigação de dados comumente vistos nas mídias digitais e na grande imprensa. Alguns, baseados em dados parciais ou equivocados, são esclarecidos à luz da ciência; outros, verdadeiros, são explicados dentro de um contexto mais abrangente. Para as respostas, foram consultados artigos e especialistas do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), entre outras entidades.

O primeiro episódio questiona “O brasileiro ingere 5 litros de agrotóxicos por ano?”; o segundo, “O Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo?”; o terceiro vídeo explora a pergunta “Alimentos com agrotóxico fazem mal à saúde?”; e o episódio que fecha a série aborda a dúvida “Alimentos transgênicos são saudáveis?” Todas as peças estão disponíveis no Facebook, Youtube, Instagram, Twitter e no blog da empresa.

“Nosso intuito com o lançamento dos vídeos é o de permitir que a população possa confrontar certas dúvidas e até medos que, na maioria das vezes, são infundados, e possam tomar decisões com mais informação disponível. Esta iniciativa, que prima pela transparência e pelo compartilhamento de dados científicos com a sociedade, de modo claro e palatável, alinha-se a um dos principais objetivos de nosso Plano de Agricultura Sustentável”, explica Raony Araújo, Gerente de Redes Sociais.

Blog: http://blogsyngenta.com.br/mitos-e-verdades/
Facebook: www.facebook.com.br/syngenta
Youtube: https://www.youtube.com/user/SyngentaBrasil
Instagram: @syngentabrasil
Twitter: @syngentabrasil

 


Sobre a Syngenta – A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, nossos 28 mil funcionários em mais de 90 países estão trabalhando para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Estamos empenhados em recuperar terras à beira da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com e www.portalsyngenta.com.br. Siga-nos no Facebook Twitter®.

Imprensa Syngenta:
55 11 5643-6767 | 11 5643-1568