Evento será nos dias 10 e 11 de outubro, no campus da Esalq/USP em Piracicaba (SP)

A ESALQSHOW – Feira de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que ocorrerá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP), nos dias 10 e 11 de outubro, tem o apoio de grandes players do mercado, que apostam no potencial e formato do evento como John Deere, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Case IH, Monsanto, AGCO, Raízen, Arysta Life Science e LS Tractor.

Para o presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de Marketing e Vendas da John Deere para a América Latina, Paulo Herrmann, é muito importante apoiar iniciativas que promovam conexões entre a academia e o setor produtivo. “A John Deere, assim como a ESALQ, possui forte tradição em inovação, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura tropical e sua projeção global. Na ESALQSHOWestaremos ainda mais conectados no propósito de debater as novas tecnologias e o futuro do campo, compartilhando conhecimento, entendendo as demandas do mercado no segmento e nos integrando com o ecossistema de inovação promovido entre a instituição e os diversos parceiros do agronegócio”, ressalta Herrmann.

Segundo o diretor de marketing de produto da Case IH, Marco Ripoli, inovação é um dos pilares que sustentam a construção dos 175 anos de história da empresa no mundo. “É uma grande satisfação fazer parte de um evento tão importante como a ESALQSHOW, que neste ano irá debater o empreendedorismo e as novas tecnologias no agronegócio”, afirma Ripoli.

Atualmente, com a globalização mundial, é preciso também estar atento às tendências do mercado e soluções que sejam de custo baixo e de alta produtividade. É o que alerta o presidente da Coplacana, Arnaldo Antonio Bortoletto. “É fundamental a realização da ESALQSHOW, que oferecerá oportunidades de buscar novas ideias tecnologias, além de fomentar as startups que estão encubadas”, salienta. “Importante ressaltar que teremos uma ESALQ de renome internacional sendo a realizadora, permitindo atrair pessoas ligadas a pesquisas, produção e consultorias. Será um evento de suma importância para os participantes”, completa Bortoletto.

Alfredo Jobke, diretor de marketing da AGCO América do Sul, acredita que o evento promoverá a aproximação de fortes lideranças do agronegócio. “Estaremos com entidades de ensino e pesquisa, estudantes e profissionais engajados em levar ao produtor rural o máximo de benefícios, tendências e serviços que tornam sua lavoura mais produtiva. As máquinas agrícolas das marcas Massey Ferguson e Valtra, ambas pertencentes ao grupo AGCO, atuam neste mesmo sentido proporcionando aumento de produtividade e unindo tecnologia de ponta com facilidade operacional”, explica.

Entre as motivações que levaram a Arysta Life Science a apoiar e participar da ESALQSHOW estão a relevância do tema biossoluções e do manejo integrado de pragas e doenças por meio da associação de uso dos Agroquímicos, dos Fisioativadores e dos produtos de Biocontrole, destaca o diretor de marketing Brasil, Marcelo Zanchi. “Para a Arysta, este é o futuro de uma agricultura moderna e sustentável. Não visamos apenas o desenvolvimento de soluções que ajudem o agricultor a elevar sua produtividade. Vamos além”, garante. Segundo o executivo, o foco é contribuir decisivamente para melhorar a qualidade, a segurança e o valor nutricional dos alimentos postos nas mesas das famílias, reduzindo os impactos ambientais e gerando valor para toda a cadeia produtiva. “Acreditamos na adoção dos Biodefensivos e na integração de soluções de maneira sustentável e eficiente. Também destacamos a relevância deste evento em termos técnicos, pelo alto nível dos participantes e na própria importância que a ESALQ, como instituição de educação, pesquisa e fomento de novas tecnologias, desempenha dentro do agronegócio brasileiro. Por tudo isso, acreditamos haver um alinhamento perfeito entre os objetivos do ESALQSHOW 2017 e as estratégias da Arysta”, finaliza.

 

Oficina gratuita para pequeno agricultor desenvolver tecnologia para monitorar sua plantação – Uma das novidades da ESALQSHOW é a oficina de Internet das Coisas, promovida pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (SAA) com o intuito de promover a tecnologia para pequenos e médios agricultores.

Realizado pela Embarcados, maior site com conteúdo exclusivo sobre hardware, firmware e assuntos relacionados a Internet das Coisas do Brasil, cada oficina dura em média três horas e tem como objetivo ensinar os pequenos produtores a respeito da importância do investimento em inovação e tecnologia em sua plantação. Os participantes vão criar um sistema simples capaz de monitorar o desenvolvimento de uma plantação pela Internet, por meio de um computador comum, notebook ou até celular. “Queremos desmitificar o uso de tecnologia na produção agrícola, mostrando que é possível usá-la com produtividade, efetividade e custo baixo”, aponta Thiago Lima, CMO da Embarcados.

Essa iniciativa é a primeira de uma série de ações organizadas pela SAA para apresentar São Paulo como o centro do conhecimento tecnológico do Brasil, dando apoio ao pequeno e médio produtor rural, ampliando a sustentabilidade econômica, social e ambiental do segmento, melhorando assim a saudabilidade dos alimentos.

“O estado de São Paulo não é o maior produtor do Brasil, mas somos o centro da produção do conhecimento agropecuário com nossas universidades e nossos institutos e principal porta de exportação para o mundo. Temos iniciativas que merecem ser destacadas e devem ser conhecidas pelo agricultor para que ele aumente sua produtividade e geração de renda”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento paulista, Arnaldo Jardim.

Ainda durante a ESALQSHOW, a SAA apresentará aos visitantes o Agrifutura, primeiro evento totalmente focado em inovação para o agronegócio, que será na capital paulista, nos dias 25 e 26 de novembro, no Instituto Biológico de São Paulo. Com o objetivo de modernizar a agricultura, os participantes ficarão em sintonia com a liderança mundial do agronegócio da semente ao alimento pronto; do software de gestão agrícola ao satélite que analisa a folha de um limoeiro. Estarão presentes produtores rurais, pesquisadores, investidores, indústrias, comerciantes, startups, desenvolvedores, criadores, transformadores e hackers, em um ambiente convidativo, ideal para o compartilhamento e networking.

Para participar das oficinas os interessados devem inscrever-se AQUI!

 


 

Sobre a ESALQSHOW –  Organizada pela USP ESALQ e Araiby, a ESALQSHOW fará parte da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017 e tem o patrocínio Ouro da John Deere, Coplacana, Case-IH e Monsanto; Prata da AGCO e Raízen; Bronze da Arysta e Faesp. O evento tem o apoio da FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, Prefeitura Municipal de Piracicaba, ADEALQ – Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQTEC – Incubadora Tecnológica, PUSP-LQ – Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  Mais informações podem ser obtidas pelo site esalqshow.fealq.org.br

Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br