Um dos 20 maiores produtores de porcos do mundo vai acabar com o uso de gaiolas gestação e amamentação para suínos

Esta semana, em Banguecoque, um dos principais produtores de suínos da Tailândia, a Betagro, anunciou que eliminará as gaiolas de gestação e de amamentação em suas fazendas até 2027, resultando no aumento do bem-estar para mais de 250 mil porcas. O compromisso histórico foi firmado após projeto piloto que introduz melhores condições e práticas de bem-estar, de forma que os suínos possam se movimentar e expressar seus comportamentos naturais, sob a supervisão da ONG Proteção Animal Mundial (World Animal Protection). Após testar os sistemas livres de gaiolas para porcas, a Betagro verificou que é possível dar melhores condições de vida aos animais, inclusive com melhores resultados para os negócios.

A Proteção Animal Mundial está trabalhando nos principais mercados globais de produção de suínos, abordando o tratamento adequado aos animais de fazenda, para construir um movimento global e garantir mudanças sustentáveis para os porcos.

Os porcos estão entre os animais com a maior criação no planeta. A maioria deles, porém, não tem uma vida que vale a pena viver, nem ao menos uma boa vida – eles sofrem em todas as etapas de sua existência, sendo que a maioria nunca explora a vida além das gaiolas em que vivem ou do concreto sob seus pés.

A simples mudança da criação, em uma gaiola para as baias coletivas, com a formação de um grupo social, com ambiente enriquecido e a possibilidade de amamentação fora de gaiolas, proporcionam condições para que as porcas possam se virar e se mover. Além disso, a convivência em um grupo é mais saudável, deixando estas matrizes menos estressadas e capazes de expressar comportamentos naturais. A maternidade fora das gaiolas permite vários comportamentos importantes no parto incluindo a preparação do ninho e a maternidade plena.

 

China – Recentemente, a produtora Da Bei Nong anunciou que iria introduzir melhorias em habitação e no bem-estar de seus animais, incluindo a gestação coletiva em ambiente enriquecido, com aumento do espaço para os porcos em crescimento e pavimentos confortáveis.

 

Brasil – A Proteção Animal Mundial também está trabalhando para melhorar a vida dos porcos no Brasil. Seguindo as orientações da ONG, a BRF ampliou a implementação da gestação coletiva, melhorando a vida de mais de 85 mil porcas, além de estabelecer melhorias no bem-estar de mais de 9 milhões de porcos em crescimento, ao acabar com práticas como o corte de dentes e o uso de imunocastração. O enriquecimento ambiental também está sendo ampliado em todas as etapas de produção, beneficiando mais de 9.500 matrizes, 67.500 leitões e 105.900 porcos de terminação.

A Proteção Animal Mundial lançou a campanha #mudeavidadosporcos pressionando os governos do Brasil e do Chile a estabelecer padrões de bem-estar animal mais elevados para a produção de suínos. Mais de 60 mil pessoas já mostraram seu apoio à campanha, assinando uma petição que será encaminhada aos respetivos governos solicitando regulamentação na criação e manejo de suínos em cada país.

“Os anúncios recentes mostram que a mudança é possível nos principais mercados de produção de suínos do mundo. Mais e mais empresas estão começando a entender que os animais precisam de espaço para circular livremente e expressar seu comportamento natural. É inaceitável que os animais sejam obrigados a viver em condições precárias e, para a maioria das porcas, não poderem nem ao menos se virar, durante toda a vida”, explica Jacqueline Mills, chefe de agricultura da Proteção Animal Mundial.

“Estamos chamando as principais empresas de produção de suínos a seguir a liderança de Betagro, BRF e Da Bei Nong e acabar com o confinamento cruel de animais de fazenda. Estamos construindo um movimento de pessoas entre países para pedir mudanças. O bem-estar dos animais é bom para os animais, é bom para os negócios e é bom para as pessoas “, salienta José Rodolfo Ciocca, Gerente de Agropecuária Sustentável da Proteção Animal Mundial no Brasil.


World Animal Protection | Proteção Animal Mundial
Renata Morales – assessoria de comunicação