A iniciativa, que visa valorizar o produtor rural, faz parte de um projeto que terá ainda um livro e uma exposição itinerante.

Na noite da última terça-feira (19/09), o documentário “Pecuária Brasileira – História, Presente e Futuro” foi lançado no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Idealizado pela Fazen, com apoio e execução da Agro Experience, a produção tem como principal objetivo a valorização do produtor rural, por meio do resgate da história da pecuária no País. O projeto abrange ainda as perspectivas do setor para os próximos anos, a partir da visão de diversos personagens que participaram da construção da pecuária no Brasil.

Vasco Oliveira Neto, CEO da Fazen e produtor do documentário. © Divulgação Fazen

“A Fazen, além de uma oportunidade de negócio muito interessante, nasceu com o propósito de ajudar a pecuária a dar um salto de patamar. Com isso, definimos como propósito da empresa valorizar o fazendeiro, não só ajudá-lo a ganhar mais dinheiro, mas também fazer um trabalho de resgate da cultura e falar sobre a importância desse setor que emprega hoje sete milhões de pessoas no Brasil”, detalha o fundador da Fazen e produtor do documentário, Vasco Oliveira Neto. Ele acrescenta que é uma satisfação pessoal poder falar sobre um assunto de enorme significado para a sua vida e a da família. “Após nos dedicarmos a um projeto durante quase nove meses, é muito gratificante ver, de fato, como as pessoas que participaram e que vivem essa realidade são apaixonadas pelo seu trabalho. São pessoas que fazem”, ressaltou.

“Nós vivemos uma jornada fazendo este projeto, foi um trabalho longo, de domingo a domingo visitando pessoas que abriram gentilmente o coração, as suas casas e a história das suas famílias. Sem dúvida, foi um crescimento pessoal e profissional muito grande, e trazer para a capital um evento como esse foi a nossa maneira de tentar mostrar para a cidade o mundo que existe no interior”, destacou o diretor e produtor do documentário, Thiago Cardoso.

Thiago Cardoso, diretor e produtor do documentário. © Divulgação Fazen

Durante o lançamento, a Diretora Executiva da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini falou sobre as “Pessoas que Fazen”, tema do primeiro bloco do documentário, e citou a sensibilidade dos produtores em chamarem uma mulher para representar o fazendeiro. “Para falar de pessoas, eu tenho que falar de paixão. A paixão que o fazendeiro tem pela sua terra, pelo seu gado e a responsabilidade que ele tem com o seu negócio. Não é sempre que nós temos a oportunidade de falar e hoje a Fazen nos proporcionou expor isso dentro do MIS, mostrar esse fazendeiro na cidade grande. Que momento importante para a pecuária e o produtor rural!”, disse.

O pecuarista e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho, teceu comentários sobre o bloco “As Raças e as Associações”, onde explicou a importância das entidades e das raças para o desenvolvimento da pecuária. “Com um país das dimensões do Brasil é impossível não termos aporte da iniciativa privada para a comunicação e o desenvolvimento permanente que nós precisamos ter, porque todos os dias temos um desafio novo a vencer. A associação defende as raças, o criador e principalmente o homem do campo, aquele que trabalha de sol a sol, que não tem relógio e que o mundo tecnológico de hoje muitas vezes quer desprestigiar”, completa.

Sobre o bloco “As Tecnologias da Pecuária”, o pecuarista Fernando Saltão falou sobre a sua percepção em como as tecnologias influenciaram no desenvolvimento do setor. “Todas as tecnologias utilizadas, como o melhoramento genético, as técnicas de reprodução, intensificação de pastagens, entre outras são resultado dessa pecuária pujante que nós temos. As empresas têm um papel fundamental nisso, porque são elas que trazem essa tecnologia para o produtor, sempre ávido por inovações”.

Acerca do último bloco “A Indústria da Carne e do Leite”, o açougueiro e especialista em carnes, Rogerio Debetti, falou sobre o avanço que a pecuária brasileira teve nos últimos anos e que o país produz hoje uma das melhores carnes do mundo. “Eu tenho viajado para outros países e conversado com muita gente, por isso posso garantir que o perfil da carne que se produz no Brasil alia tudo o que se procura numa boa carne: maciez, sabor e suculência. E esse é um momento muito oportuno, em que o consumidor parou para prestar atenção ao que está consumindo”.

Além de contar um pouco da história da pecuária e do dia a dia do homem do campo, o projeto realizou o levantamento de números financeiros e ambientais que são mostrados junto com as entrevistas ao longo dos 180 minutos da obra, a partir de 19 vídeos divididos em quatro blocos: Pessoas que Fazen, As Raças e as Associações, As Tecnologias da Pecuária e A Indústria da Carne e do Leite.

O primeiro episódio já está disponível no canal do Youtube “Fazen Pecuária”. Serão divulgados dois episódios por semana, todas as segundas e sextas-feiras, a partir das 19hs. É possível se inscrever no canal e assistir nesse link.

 


 

Sobre a Fazen – A Fazen é um novo conceito de comercialização de produtos e serviços para uma fazenda. A empresa atua por meio de vendas pela internet, telefone, loja física e equipe de consultores para grandes contas. Além disso, oferecerá a sua completa plataforma de serviços, incluindo conteúdo, consultoria, software, gestão e treinamento e uma rede de líderes discutindo e transformando a pecuária. O objetivo é atender 100% da necessidade de consumo de um pecuarista, seja ele de corte, cria, recria ou leite, para que tenha ganho em produtividade e rentabilidade.

Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br