Feira de Inovação Tecnológica para o Agronegócio Sustentável ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro, na Esalq/USP, em Piracicaba (SP)

Fomentar o empreendedorismo no setor agrícola, encorajar jovens profissionais, ser elo entre startups e investidores. Estas são algumas das propostas da ESALQSHOW – Feira de Inovação Tecnológica para o Agronegócio Sustentável, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba (SP).

Coletiva de imprensa realizada em Piracicaba, no dia 18. Da esquerda para a direita: Luiz Mario Machado Salvi, José Antonio de Godoy, Barjas Negri, Luiz Nussio, Roberto Rodrigues e Xavier Boutaud. © Divulgação/ESALQSHOW

Segundo o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio, a ESALQSHOW trata-se de um evento contemporâneo e traz o ineditismo de ser uma feira de inovação e empreendedorismo, formato de evento ainda raro no setor de agricultura.“Temos algumas iniciativas no exterior e, no Brasil, ainda embrionárias. Poucas delas nucleadas em instituições de ensino. Queremos dar aos nossos alunos a dimensão e o valor do seu conhecimento para que possam empreender a partir disso, despertando cedo neles essa questão. Ao mesmo tempo, queremos ouvir as demandas do mercado, trazendo para dentro da universidade essas oportunidades”, afirma.

O evento reunirá um público direcionado como empresas, tomadores de decisão, CEOs, aceleradoras, investidores de mercado, produtores rurais e interessados em apoiar a criação de novas empresas. Nussio avalia como uma vantagem ter uma iniciativa dentro de uma instituição de ensino, pois, além da formação de recursos humanos, há a geração de conhecimento. “Fomos ranqueados entre as cinco maiores instituições de ciências agrárias do mundo – a única localizada em zona tropical – e uma das nossas missões é sermos promotores de desenvolvimento de inovação, uma vez que nossos quatro pares estão fazendo o mesmo. Por esses motivos decidimos buscar um espaço de inovação e empreendedorismo que pudesse anualmente atrair a presença das pessoas do mercado”, enfatiza Nussio.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, frisa que a parceria do município com o evento vem para consolidara cidade como polo tecnológico para o agronegócio. “O evento projeta a cidade de Piracicaba, estimulando o turismo de negócio, fazendo com que tenhamos cada vez mais a presença de pesquisadores, empresários, professores, profissionais ligados ao agronegócio nacional”.

Da esquerda para a direita: Luiz Mario Machado Salvi,Luiz Gustavo Nussio, Arnaldo Jardim, Roberto Rodrigues e Rubens Riserk Junior. © Divulgação/ESALQSHOW

Para o presidente do Conselho Consultivo da ESALQSHOW, ex-ministro da Agricultura e Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV-EESP, Roberto Rodrigues, a feira não possui viés comercial e terá a função de contribuir para enfrentar as demandas sociais e apontar o horizonte do agronegócio. “Nossa expectativa é que a ESALQSHOW se torne uma feira tradicional, que se caracterize por agilizar o ciclo de inovações e nos revele a agricultura do futuro”. Além disso, ele aponta que a iniciativa de integração da academia e setor privado é excelente. No entanto, não basta incorporar tecnologia: é necessário e urgente buscar novas formas de gestão e debater a sucessão no campo, rejuvenescendo também as lideranças. “É preciso que a gestão seja acoplada às inovações, que são profundas e assustadoras. Essa feira, que eu chamo de um farol para o futuro, vai iluminar esse cenário à frente com tecnologia e temas novos que precisam ser debatidos”, salienta.

O presidente da Araiby, empresa organizadora da ESALQSHOW em parceria com a Esalq, Luiz Mario Machado Salvi, destaca que o modelo do evento não é comercial. “É uma feira para discutir o futuro e as tendências. Um modelo novo, que com certeza será bem útil para todos, com vários eventos simultâneos em torno do tema central ‘Soluções Biológicas’, que será discutido sob diversas óticas dentro da programação”, ressalta.

O presidente da ESALQTec Incubadora Tecnológica, Mateus Mondin afirma que a ESALQSHOW será uma oportunidade para mostrar ao mercado e à sociedade o que vem sendo desenvolvido nas startups e empresas associadas. “É uma iniciativa que nos permitirá dar esse retorno para a sociedade que é quem banca as nossas pesquisas e também para aqueles que querem participar mais efetivamente desse movimento de inovação. Temos uma dificuldade muito grande de conseguir investidores no estágio inicial que assumam os riscos com esses jovens. Isso acaba nos deixando em desvantagem em relação a startups dos EUA, por exemplo. Por isso, esperamos que a ESALQSHOW nos permita mostrar as oportunidades que existem no País”, reforça Mondin.

Para o secretário de Agricultura do Estado, Arnaldo Jardim, o setor agro brasileiro em relação aos outros países tem grandes vantagens competitivas e comparativas e a ESALQSHOW servirá para reafirmar isso. “A Secretaria de Agricultura sente-se honrada em participar desta iniciativa, pois além de fortalecer a agricultura sustentável que se faz em São Paulo e no Brasil, temos a inovação como uma questão muito presente. O que impulsiona o novo ciclo econômico no país é quando se tem três fatores: um acúmulo de capital, uma capacidade de inovação muito diferenciada e um efeito sobre os outros setores da economia. E é exatamente isso que o agronegócio tem”, pontua Arnaldo Jardim.

 

Vale do Piracicaba – Os organizadores também pretendem posicionar o ‘Vale do Piracicaba’ inspirado no conceito do ‘Vale do Silício’ (Califórnia, nos Estados Unidos) da inovação em agricultura. De acordo com o presidente da Comissão da Cultura e Extensão Universitária Luis Reynaldo Ferracciú Alleoni, a cidade de Piracicaba tem esse potencial, pois é onde estão sendo desenhados os moldes da agricultura para os próximos 50 anos ou mais.

 

Encontro de Lideranças em Agricultura – Uma das atrações da ESALQSHOW é o Encontro de Lideranças em Agricultura que será realizado no dia 10 de outubro, com a participação de representantes de universidades, centros de pesquisa, associações e outras instituições do Brasil e do exterior, que vão apresentar suas visões sobre “Soluções Biológicas”, o tema central escolhido para 2017. Terá início às 14h, com abertura feita pelo Secretário Arnaldo Jardim, que transfere seu gabinete para o local em razão da Semana “Luiz de Queiroz” e fará a moderação do encontro e o encerramento, apresentando síntese e conclusões.

A visão do Ensino, Pesquisa e Extensão será dada pelo diretor da ESALQ, Luis Gustavo Nussio, seguido por Raul Machado Neto, presidente da Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional – AUCANI, que representará a visão internacional sobre o tema. Em seguida, a visão da sociedade será apresentada por José Luiz Tejon Mejido, um dos principais especialistas em marketing do agronegócio. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Evaldo Ferreira Vilela ministrará a palestra com a visão do Ensino e o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, a da Pesquisa sobre “Soluções Biológicas”.

 

AgTech Valley Summit – No dia 11 de outubro, o tema “Soluções Biológicas” será discutido no AgTech Valley Summit, por meio de palestras, mesa redonda e debate com o público a partir de seis enfoques: Bioeconomia, Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), Produção Animal, Biotecnologia, Controle Biológico de Pragas e Doenças, e Agricultura de Precisão.

No bloco Bioeconomia participam Marcos Fava Neves, da FEA/USP; Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG – Conselho Superior do Agronegócio da FIESP; Alexandre Mendonça de Barros, sócio consultor da MBAgro e Maurício Lopes, presidente da Embrapa. O bloco dedicado à ILPF terá a participação de Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil; Pedro Carneiro e Pedreira, pesquisador da Embrapa Agrosilvipastoril; Luiz Lourenço, presidente da COCAMAR; e Angelo Costa Gurgel, da FGV. O bloco Produção Animal contará com Paulo César de Fachio Carvalho, da UFRS; Rafael Canonenco de Araújo, coordenador de P&D da GRASP; Tami Brown Brandl, da University of Nebraska; e Flávio Portela Santos, da ESALQ. No bloco Controle Biológico de Pragas e Doenças participarão José Roberto Postali Parra, da ESALQ; Antonio Batista Filho, diretor geral do Instituto Biológico – IB; e Fabio Torretta, CEO da Arysta. Já o bloco de Biotecnologia terá a presença de Rodrigo Peixoto dos Santos, presidente da Monsanto do Brasil; Maria Fátima Grossi de Sá, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Adriana Brondani, diretora executiva do CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia; e Luiz Carlos Carvalho, presidente da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio. Por fim, o bloco Agricultura de Precisão terá apresentações de Marco Ripoli, diretor de marketing de produto da CASE-IH e José Paulo Molin, da ESALQ. A conclusão do evento será feita por Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e presidente do Conselho Consultivo da ESALQSHOW.

A participação no AgTech Valley Summit custa R$ 1.500,00 e as inscrições podem ser feitas pelo site esalqshow.fealq.org.br

 

Espaço Inovar ESALQ & CIA – Nos dois dias da ESALQSHOW, o campus da universidade sedia o Espaço Inovar ESALQ & CIA com atividades simultâneas, como o Painel Agricultura Digital no período da manhã, que terá apresentações de universidades, órgãos de pesquisa e fomento, e convidados. No período da tarde, agentes do mercado apresentam seus desafios e oportunidades, e em estandes a USP ESALQ e empresas patrocinadores da ESALQSHOW, centros de pesquisa, empresas e startups trazem suas iniciativas, pesquisas e inovações tecnológicas.“A ideia dessa feira é discutir problemas, soluções e tendências, comunicar e promover novas ideias, tecnologias, produtos e serviços e facilitar networking e parcerias”, ressalta o presidente da Araiby, Luiz Mario Machado Salvi.

No dia 10, o Painel Agricultura Digital no Espaço Inovar terá palestras de Antonio Mauro Saraiva, docente da Poli/USP, Alexandre Barioni, CEO da Climate Corporation e Fábio Marin, docente do departamento de Biossistemas da USP ESALQ. A mesa redonda terá a participação de José Paulo Molin, professor da USP ESALQ, Fernando Martins, CEO da Agro Tools e Ricardo Inamasu, pesquisador da Embrapa Instrumentação. No dia 11, o Painel terá palestras de Tami Brown Brandl, da University of Nebraska, Richard Cooke, da University of Illinois e Antonio Morelli, CEO da Agronow. Participam da mesa redonda Leonardo Menegatti, CEO da InCeres, José Tomé, CEO da AgTech Coworking, José Damico, CEO da SciCrop e Fábio Marin, da USP ESALQ.

O Espaço Inovar sedia também uma Mesa Redonda para Startups com a participação de empresas e especialistas para discutir os pontos a serem considerados por um interessado em empreender com uma startup, como a perspectiva do potencial cliente e do investidor, desafios legais e de regulamentação, e aspectos operacionais, inclusive com demonstrações práticas de pitch startup.
O Espaço Inovar ESALQ & CIA terá ainda dois eventos de premiação: o ESALQ Novitas direcionado a trabalhos e pesquisas que configuram inovação tecnológica e o Empreendetec ESALQTEC, voltado a profissionais e empresas do AgTech Valley que se destacaram no fomento ao empreendedorismo tecnológico.

 

Vitrine ESALQ – Enquanto esses eventos ocorrem, o público pode conferir a Vitrine ESALQ, com exposições e demonstrações de projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado nos diversos departamentos no campus. Será oferecido transporte gratuito para que o público possa percorrer esses espaços.


Sobre a ESALQSHOW –  Organizada pela USP ESALQ e Araiby, a ESALQSHOW fará parte da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017 e tem o patrocínio Ouro da John Deere, Coplacana, Case-IH e Monsanto; Prata da AGCO e Raízen; Bronze da Arysta e Faesp. O evento tem o apoio da FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, Prefeitura Municipal de Piracicaba, ADEALQ – Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQTEC – Incubadora Tecnológica, PUSP-LQ – Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  Mais informações podem ser obtidas pelo site esalqshow.fealq.org.br

Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br