Testes mostram que a novidade se mistura melhor aos outros componentes, aprimorando o processo de produção e reduzindo o consumo de energia

A Goodyear Tire & Rubber Company está introduzindo uma nova tecnologia para pneus em colaboração com o órgão norte-americano United Soybean Board (USB).

O primeiro uso comercial de um novo composto de borracha a base de óleo de soja vai contribuir para melhorar o desempenho dos pneus em pavimentos secos, molhados e em condições de inverno. O composto da banda de rodagem elaborado pela equipe de engenheiros e cientistas da Goodyear é naturalmente mais sustentável, econômico, neutro em carbono e totalmente renovável.

“O legado de inovação da Goodyear nos leva a continuar buscando soluções tecnológicas no desenvolvimento de pneus de alto desempenho, que atendam às demandas dos consumidores”, afirma Eric Mizner, diretor global de ciências dos materiais da Goodyear. Ao usar o óleo de soja nos pneus, a Goodyear encontrou uma nova maneira de contribuir para que o composto de borracha fique mais flexível, mesmo em condições de mudança de temperatura, uma conquista de desempenho importante para preservar e melhorar a aderência dos veículos ao solo.

Testes mostram que a borracha feita com óleo de soja se mistura mais facilmente aos compostos reforçados com sílica, usados na composição de alguns pneus, o que melhora a eficiência na fabricação e reduz o consumo de energia.

A Goodyear atuou nesse projeto em colaboração com o USB, organização agrícola que supervisiona investimentos em um programa de pesquisa e promoção em nome de produtores de soja dos Estados Unidos. O USB forneceu parte do apoio financeiro para o desenvolvimento do uso do óleo de soja em pneus pela Goodyear.

A aplicação comercial do óleo de soja para pneus se soma às recentes inovações da Goodyear, como o uso de sílica derivada de cinzas de casca de arroz e a utilização de componentes como fibra de carbono, DuPont™ e Kevlar®, e areia vulcânica.


Goodyear do Brasil – A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 98 anos. No mundo, emprega cerca de 65.000 pessoas e fabrica seus produtos em 47 instalações em 21 países. Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos e em Colmar-Berg, Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria. No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País.

Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.brTwitter | Facebook


Goodyear do Brasil – Relações Públicas
Informações para imprensa – Ideal H+K Strategies
(11) 4095-2922 | idealhks.com