Cuidados com o solo das granjas são fundamentais para a manutenção da qualidade da carne de frango

Considerado o maior exportador global de carne de frango, com mais de 150 países atendidos, o Brasil registrou em 2016 um embarque recorde de 4,4 toneladas de produtos in natura e processados. Atualmente, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás são responsáveis por 84% dos abates e por 93% das exportações.

Um dos grandes responsáveis pelo aquecimento da atividade no país, a qualidade da carne é obtida não apenas por meio de uma boa alimentação do frango, mas também graças a detalhes como uma manutenção cuidadosa das granjas. Nesse sentido, a multinacional sueca Husqvarna – líder global em equipamentos destinados ao manejo de áreas verdes – investe fortemente no desenvolvimento de tecnologias que proporcionam o aumento dos lucros e da produtividade.

Motocultivador TR 430 auxilia no trabalho de revolver a cama aviária. © Husqvarna

“Nossas tecnologias são capazes de realizar a manutenção de maneira adequada, auxiliando nas tarefas de descompactação da cama aviária, na limpeza e no controle de temperatura das granjas. Dessa forma, o criador consegue manter o padrão de qualidade das carcaças, o que resulta em um alto nível de conversão de ração em ganho de peso”, pontua Paulo Figueiredo, consultor técnico de produtos da marca.

Para atender esse segmento, a Husqvarna conta com o Kit Aviário, composto por: Motocultivador TR 430, ideal para manter a cama aviária descompactada e livre de doenças e insetos; Soprador 125BVx, próprio para a higiene interna e externa dos aviários; Pulverizador 325S25, utilizado para aplicação de inseticida após a remoção das maravalhas, fazendo a higienização do aviário; Motosserra 236 ou Motosserra 435, que pode ser utilizada no corte de lenha para os aquecedores; e Cortador de Grama LB 155S ou HU725AWDH, indicado para a manutenção da faixa de grama no entorno do aviário, que auxilia na manutenção do condicionamento térmico do criadouro de aves.

“Conservar a granja sempre limpa, livre de insetos, do mau cheiro das fezes e de outras impurezas é uma atitude preventiva que garante mais saúde às aves e maior produtividade ao negócio. Uma cama aviária malcuidada pode causar imperfeições e calosidades nos pés e peitos dos frangos, o que deprecia o produto na hora da comercialização”, explica Figueiredo.

Controle da amônia – Um dos principais problemas em um aviário – que pode até comprometer a saúde dos frangos – é a formação de amônia no espaço. O gás é gerado a partir da decomposição microbiana dos dejetos e é capaz de causar infecções que vão interferir no desenvolvimento das carcaças, afetando o ganho de peso.

“Os efeitos da amônia são reduzidos quando o criador diminui a compactação do solo. Por isso, a indicação é utilizar o Motocultivador TR 430, cujas lâminas giram no sentido anti-horário, em um movimento que ajuda a afofar o solo e faz com que as fezes sejam absorvidas”, destaca o especialista da Husqvarna.

Com o auxílio do equipamento, é possível reduzir em mais de 40% o custo com as camas de maravalhas, utilizadas para evitar o contato direto da ave com o solo. Isso garante a maior homogeneização da cama aviária e o aumento da remuneração com a venda do adubo orgânico gerado pelas fezes das aves.

Para mais informações ou para localizar a revenda mais próxima, acesse www.husqvarna.com.br ou entre em contato com o SAC: 0800 77 323 77.


Sobre o Grupo Husqvarna –  O Grupo Husqvarna é o maior fabricante global de equipamentos para manejo de áreas verdes incluindo motosserras, roçadeiras, cortadores de grama robóticos e tratores de jardim. O Grupo também é líder no mercado europeu de produtos para irrigação doméstica e um dos líderes mundiais em equipamentos e ferramentas de corte e diamantadas para as indústrias de construção e pedra. Os produtos e soluções do Grupo são vendidos globalmente sob as marcas: Husqvarna, Gardena, Poulan Pro, Weed Eater, Flymo, Zenoah, McCulloch e Diamant Boart via revendedores e varejistas a clientes finais em mais de 100 países. Em 2016, as vendas líquidas do Grupo totalizaram SEK 36 bilhões (cerca de R$ 16 bilhões de reais), além de contar com uma média de 13.000 funcionários em 40 países.


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