Yoorin Fertilizantes dá as dicas: as plantas necessitam de diversos nutrientes para crescerem sadias, mas nem sempre o solo possui todos eles.

Para que cada uma delas se desenvolva de forma eficiente e produza frutos saudáveis, são necessários não somente componentes como nitrogênio, fósforo e potássio, mas também outros elementos importantes que garantem boa sanidade e, especialmente, boa produtividade.

Atenta à essa questão, a Yoorin Fertilizantes, empresa especializada em transformar minerais em fertilizantes de alta eficiência agronômica, traz 5 dicas essenciais para ajudar na evolução e no desenvolvimento das plantas.

Análise química e correção do solo – A correção da acidez do solo depende principalmente de uma boa amostragem. Dessa forma, a coleta de solo deve ser bastante representativa, sempre dividindo as áreas em glebas homogêneas, e no caso de culturas perenes, deve-se levar em consideração a época, a idade e a localização correta para retirada da amostra. A análise de solo é a melhor maneira para avaliarmos a fertilidade de um solo e nos dá informações precisas para corrigi-lo.

Adubação equilibrada – A recomendação de adubação consiste em proporcionar um equilíbrio das interações que ocorrem entre nutrientes no solo, de maneira que a planta consiga então absorver todos os elementos necessários para seu desenvolvimento. Assim como o solo, cada espécie de planta precisa e tem necessidades de determinados nutrientes em cada fase de sua vida.

Fertilizantes de liberação controlada – Adubos solúveis em água são bastante eficientes, mas por estarem sujeitos a perdas podem não estar disponíveis durante todo o desenvolvimento vegetativo da cultura. Dessa forma, sempre dê preferência a fertilizantes de liberação gradual, ou seja, que disponibiliza os nutrientes de acordo com a necessidade da planta e durante todo o seu ciclo.

Fonolito do planalto de Poços de Caldas. © Yoorin Fertilizantes

Importância do Silício – O Silício é o nutriente mais importante no que diz respeito à saúde das plantas e beneficia não somente a família das gramíneas, mas também outras espécies, tornando-as resistentes contra pragas e doenças. O Silício é um nutriente quase que obrigatório na prática da agricultura orgânica e está sendo largamente utilizado também nos cultivos de plantios convencionais.

Vida no solo – Além das práticas conservacionistas que evitam a degradação e perdas de solos, devemos nos preocupar também com a fauna existente sob o solo, como microrganismos que agem como probióticos ou agentes decompositores responsáveis pela ciclagem de nutrientes. Estima-se que existam mais de 1 milhão de indivíduos por metro quadrado de solo vivendo em perfeita harmonia. Com isso, a utilização de produtos isentos de cloro, acidez e salinidade se tornam propícios para fortalecer a saúde do solo e, consequentemente, a saúde das plantas.


Sobre a Yoorin Fertilizantes – A Yoorin Fertilizantes é uma empresa especializada em transformar minerais em fertilizantes de alta eficiência agronômica. A companhia possui um modelo de produção de alta tecnologia focado na qualidade e na alta produtividade de lavouras, oferecendo ao mercado produtos que não agridem o meio ambiente e que também podem ser utilizados em cultivos orgânicos.

Pertencente ao Grupo Curimbaba, a Yoorin Fertilizantes tem sede em Poços de Caldas/MG e fornece ao mercado fertilizantes diferenciados e de alto desempenho e tecnologia, através de uma consultoria técnica de campo especializada.

Pautada em seus quatro pilares de sustentabilidade: ambiental, social, tecnológica e econômica, a Yoorin Fertilizantes possui uma linha de fertilizantes inovadora e de alta tecnologia que assegura longevidade ao solo através do fornecimento de nutrientes que potencializam as colheitas e produzem alimentos mais saudáveis.


Loures Consultoria
55 11 3181.5005 | www.loures.com.br