Crescimento do agronegócio favorece a indústria de equipamentos

 

Por Mario Fortunato

 

Mario Fortunato, gerente de produtos da Husqvarna para a América Latina.
© Husqvarna

O bom momento do agronegócio brasileiro teve impacto direto na economia. Graças ao aumento de 13,4% apresentado pela atividade nos três primeiros meses de 2017, o país encerrou um ciclo de oito trimestres seguidos de queda no PIB, que voltou a crescer em 1%.

Um dos fatores que contribuíram com esse cenário positivo foi a alta na safra de grãos, que, impulsionada pelo aumento na produção de itens como soja, milho e arroz, deve avançar 26,2% neste ano, na comparação com 2016.

Diante desse momento do setor, o mercado de maquinários agrícolas é altamente favorecido, pois o produtor, naturalmente, passa a investir em tecnologias capazes de garantir a produtividade, o aprimoramento dos processos e a segurança no trabalho.

Hoje, as pessoas estão preocupadas não somente com os grandes maquinários, mas também com tecnologias menores, que têm custos mais acessíveis, são de fácil manuseio e exigem menos esforço físico na operação. Um exemplo prático é o uso do motocultivador no lugar da enxada, para arar o solo.

Trata-se de um equipamento indicado para horticultura, citricultura e uso em áreas de pasto, aviário, hortas e sítios. Com ele, o produtor consegue diminuir o tempo de trabalho de forma significativa: por exemplo, um preparo do solo que demandaria dois dias pode ser concluído em apenas meio dia. Desta forma, é possível se dedicar mais a outras atividades.

As soluções de pequeno porte também estão disponíveis para os produtores de grãos. Para essa atividade, as indústrias de maquinários apostam na venda de motosserras, utilizadas na confecção de lenha para os fornos de secagem, e os sopradores, indicados para a limpeza de resíduos sem o uso de água em caminhões graneleiros, após descarregamento, e para a higienização interna e externa de máquinas agrícolas, como colheitadeiras e tratores.

Com o avanço das tecnologias destinadas ao agricultor, podemos notar também que a atividade rural caminha na direção da inovação. Isso, certamente, resultará no aumento de oportunidades de negócios, no crescimento de postos de trabalho e, acima de tudo, no fortalecimento do agronegócio brasileiro.