O Plano Mais Leite, Mais Renda incluiu melhores condições de financiamento ao pecuarista paulista que quer aumentar produção, produtividade e renda.

Geraldo Alckmin lançou o Plano no dia 28, em Regente Feijó. Foto: SAA/SP

O produtor de leite do Estado de São Paulo agora tem mais prazo para pagar e pode financiar mais itens para desenvolver sua atividade. Lançado pelo governador Geraldo Alckmin no dia 28 de julho, Dia do Agricultor, em Regente Feijó e publicadas no Diário Oficial na última terça-feira, 1 de agosto, as alterações foram feitas nas linhas de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – o Banco do Agronegócio Familiar (Feap/Banagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O prazo para pagamento aumentou de cinco para seis anos, incluso um ano de carência – com teto de R$ 200 mil por pessoa física ou jurídica.

“São alterações feitas pensando em atender 100% das necessidades do produtor em termos de investimento”, explica o engenheiro agrônomo Fernando Aluizio Pontes de Oliveira Penteado, secretário-executivo do Feap, lembrando que “são ações casadas com o Plano Mais Leite, Mais Renda”.

Para o Projeto Pecuária de Leite, os itens financiáveis são:

  • Aquisição de matrizes e reprodutores;
  • Formação ou reforma de pastagens, capineiras, canaviais forrageiros e culturas cíclicas para a produção de volumosos ou silagem;
  • Construção e/ou adequação de estábulos leiteiros, contemplando currais,
  • Bezerreiros, salas de ordenha e de leite com os equipamentos respectivos;
  • Insumos e kits para manejo reprodutivo e inseminação artificial;
  • Implantação de sistema de irrigação, caso seja complementar ao investimento proposto;
  • Ações de custeio associadas (vacinas, adubos, remédios, ração), no limite de até 30% do valor financiado;

Para o Projeto Qualidade do Leite, a mudança também amplia os itens financiáveis e inclui a construção de instalações das salas de ordenha e de leite, que antes só podiam ser reformadas ou adequadas. O pecuarista de leite pode financiar pelo Feap: construção, reforma e/ou adequação de instalações, contemplando a aquisição de tanques de expansão, pré-resfriadores e resfriadores, ordenhadeiras mecânicas, como também outros equipamentos específicos para a melhoria da qualidade do leite.

“Ampliamos os itens para dar mais condições à atividade do nosso pecuarista de leite, que terá também um ano a mais de prazo para pagar o financiamento. Queremos aumentar a produtividade e renda dessas propriedades, auxiliando o produtor rural como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, destacou o secretário Arnaldo Jardim.
As condições do Feap podem ser consultadas clicando aqui.


Por Hélio Filho
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069