Secretaria de Agricultura de São Paulo e Hospital de Câncer de Barretos realizam quase 100 pesquisas com produtores sobre uso de defensivos agrícolas

Parceria entre Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Hospital de Câncer de Barretos já realizou quase 100 pesquisas com agropecuaristas em trabalho de orientação sobre a correta aplicação dos defensivos agrícolas. São coletadas amostras de sangue de homens e mulheres do campo para verificar a predisposição deles ao câncer.

A coleta de informações é feita por meio de questionário e do histórico ocupacional dos trabalhadores rurais – para avaliar quais os fatores de risco aos quais estão expostos e os tipos mais frequentes de defensivos utilizados, nem todos identificados devido à pirataria.

O objetivo vai além de diagnosticar a doença, mas encontrar fatores que levem à ampliação da incidência da doença. “O trabalho não tem o objetivo de afirmar que o defensivo causa câncer, mas sim de identificar a predisposição dessas pessoas à doença”, esclareceu Rolando Salomão do Nascimento, responsável pelo projeto na Casa da Agricultura de Barretos.

A conscientização e a pesquisa são feitas em reunião, onde é exibido um vídeo com as orientações e cuidados no manuseio adequado dos defensivos agrícolas e possíveis impactos à saúde. Em seguida, ensina o produtor a utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como proceder com segurança no preparo da calda e dos equipamentos de pulverização do produto.

Em agosto, será realizado mais um evento de conscientização e orientação aos produtores rurais, em Barretos.

Veja abaixo o vídeo que orienta os produtores:


Por Vinicius Matheus
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069