A Koelnmesse, em parceria com a FGV Projetos, apresentou detalhes do evento inédito no Brasil com objetivo de angariar apoio à sua realização. A ANUFOOD Brazil acontecerá em março de 2019

A Koelnmesse Brasil deu início recentemente ao Road Show, uma série de visitas a representantes de entidades do Brasil e da Argentina ligadas ao setor de alimentos e bebidas, para apresentar os principais conceitos da ANUFOOD Brazil, evento que será realizado entre os dias 12 e 14 de março de 2019, no São Paulo Expo.

Os encontros com associações brasileiras como Indústria Alimentícia (ABIA), Proteína Animal (ABPA), Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Exportadores de Sucos Cítricos (Citrus-BR), Indústria de Café (ABIC), Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Biscoitos, Massas, Pães e Bolos (ABIMAPI), Doces, Amendoins e Chocolates (ABICAB), Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas (ABIR), APEX-Brasil, entre outras, e entidades argentinas como Ministério das Relações Exteriores e Agência Argentina de Investimento e Comércio Internacional têm servido para planejar os detalhes e angariar apoio para a realização do evento inédito no Brasil, além de ouvir sugestões e as necessidades dos segmentos desses setores. A organização da ANUFOOD Brazil é feita em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas de São Paulo.

Depois de mais de 20 visitas realizadas no Brasil e na Argentina, a diretoria da Koelnmesse mostrou-se bastante satisfeita com os resultados. “Faltava um evento exclusivo para o setor de alimentos e bebidas no País e a decisão de lançar a ANUFOOD Brazil veio depois de dois anos de pesquisas junto ao mercado. O Road Show já é um segundo encontro com as associações do setor, que nos deram total apoio para o projeto. Esse é o evento certo com timing correto, trazido por uma organizadora experiente, séria e responsável”, afirmou Cassiano Facchinetti, diretor da Koelnmesse do Brasil. Ainda segundo ele, o custo-benefício para expor na Feira foi considerado muito bom pelos parceiros.
A ANUFOOD Brazil é o único evento totalmente dedicado às empresas de vários segmentos do setor de alimentos e bebidas em geral, que inclui produtoras, fabricantes, importadores e distribuidores, além de destacar de forma pioneira o agronegócio e seus produtos in natura e típicos regionais. O evento tem base no bem-sucedido modelo da Anuga, a maior feira de alimentos no mundo, que reúne mais de 7.200 expositores e 160 mil visitantes em Colônia, na Alemanha.

A versão brasileira terá um ambiente que vai proporcionar a expositores e visitantes a possibilidade de ampliar e fortalecer seus negócios no mercado local, bem como se beneficiar de uma plataforma de exportação capaz de aprimorar o posicionamento de seus produtos no mercado internacional. O objetivo é identificar os principais compradores ao redor do mundo, por meio da rede global de eventos Koelnmesse, e trazê-los ao Brasil para fazer negócios diretamente com os produtores e com a indústria.

A equipe da Koelnmesse e da FGV Projetos que realizou a rodada de encontros com as entidades contou com, além do diretor Cassiano Facchinetti, o ex-ministro da Agricultura e representante da FGV, Roberto Rodrigues, Denis Steker e Albert Kock, respectivamente vice-presidente Internacional de Feiras e consultor de Relações Públicas da Koelnmesse, e do Diretor de Controle da FGV Projetos, Antônio Carlos Kfouri Aidar.

Entidades visitadas pelas equipes Koelnmesse e FGV Projetos:

ABIA – Associação Brasileira da Indústria Alimentícia;
ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal;
ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne;
ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados;
ABIC- Associação Brasileira da Indústria de Café;
ABIMAPI- Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados;
ABIR- Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas;
ABRAFRUTAS – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados;
ANEC – Associação Nacional dos Exportadores de Cereais;
Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos;
ABM – Associação Brasileira de Noz e Macadâmia;
Agência Argentina de Investimento e Comércio Internacional;
Câmara Argentina da Indústria de Embutidos e Afins;
CAMTA -Cooperativa Agrícola Mista de Tome-Açu
CEPA- Centro de Empresas de Processamento de Aves (Argentina).
Citrus-BR – Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos;
Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé;
COPLANA – Cooperativa Agroindustrial;
COPAL – Coordinadora de las Industrias de Productos Alimenticios ;
Departamento do Agronegócio da FIESP;
Divisão de Castanhas do Departamento do Agronegócio da FIESP;
Instituto de Promoção da Carne Bovina Argentina;
OCB – Organização da Cooperativas Brasileiras;
Ministério de Relações Exteriores Argentina;
Planeta Orgânico – Associação de Produtos Orgânicos;
UNICA – União das Indústrias de Cana de Açúcar;


Sobre a KoelnmesseGlobal Competence in FoodandFoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a AnugaFoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Sobre a FGV Projetos – A FGV Projetos é a unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas (FGV) responsável pela ampliação e aplicação do conhecimento acadêmico gerado e acumulado em suas escolas e institutos. Há mais de 30 anos, auxilia e assessora organizações públicas e privadas, no Brasil e no exterior, desenvolvendo projetos de políticas públicas, economia, finanças e gestão. Também atua na concepção e na organização de concursos, exames, avaliações e certificações em todas as áreas do conhecimento, além de realizar seminários técnicos e congressos nacionais e internacionais. Em parceria com o Centro de Agronegócios da FGV (GV Agro), desenvolve projetos e pesquisas no setor no Brasil e no exterior. Pela publicação mensal Agroanalysis, divulga as principais tendências do agronegócio e da economia agrícola, sendo uma referência no mercado. Mais informações: www.fgvprojetos.fgv.br

2PRÓ Comunicação – Koelnmesse
+55 11 3030-9463 | 2pro.com.br

Insight Comunicação – FGV Projetos
+(21) 2509-5399 | insightnet.com.br