A Koelnmesse e a FGV Projetos trazem para o país um grande evento de negócios que abre diversas oportunidades às empresas de fortalecer o comércio e participar de discussões estratégicas no mercado nacional e internacional. A feira será organizada com base no modelo de sucesso da Anuga, que acontece em Colônia, na Alemanha.

Como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, além de um importante mercado de bebidas, o Brasil foi escolhido para realizar, pela primeira vez, a ANUFOOD Brazil. Este evento inédito é, especialmente, voltado a esses setores e baseia-se na tradição e no modelo bem-sucedido da Anuga, a maior feira de alimentos do mundo que acontece há 34 edições em Colônia, na Alemanha, reunindo cerca de 7 mil expositores e 160 mil visitantes. A ANUFOOD Brazil está programada para acontecer entre os dias 12 e 14 de março de 2019, no São Paulo Expo.

Gerald Böse, CEO e Presidente da Koelnmesse. Foto: Aguinaldo Pedro

A ANUFOOD Brazil é o único evento totalmente dedicado às empresas de vários segmentos do setor de alimentos e bebidas em geral, que inclui produtores, fabricantes, importadores, supermercadistas e distribuidores, além de destacar de forma pioneira o agronegócio e seus produtos in natura e típicos regionais. “Trata-se de um ambiente que vai proporcionar a expositores e visitantes a possibilidade de ampliar e fortalecer seus negócios no mercado local, bem como se beneficiar de uma plataforma de exportação capaz de aprimorar o posicionamento de seus produtos no mercado internacional”, ressalta Gerald Böse, CEO e Presidente da Koelnmesse. “Nosso objetivo é identificar os principais compradores ao redor do mundo, por meio da rede global de eventos Koelnmesse, e trazê-los ao Brasil para fazer negócios diretamente com os produtores e com a indústria”, completa.

“Para as indústrias alimentícia e de bebidas, a realização desse evento será um marco para o Brasil, pois certamente abrirá novos e estratégicos mercados, tornando-o globalmente conhecido e ampliando o saldo comercial do país. O Brasil precisa de um evento independente e exclusivo para a indústria alimentícia no geral como a ANUFOOD Brazil”, afirma Cassiano Facchinetti, diretor da Koelnmesse do Brasil, organizadora do evento no país e líder internacional na implementação de feiras de alimentos, serviços e produtos relacionados ao setor, como as alemãs Anuga, AnugaFoodTec e ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos.

No Brasil, a ANUFOOD será realizada em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas (FGV), dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais, por meio da capilaridade da FGV e da Koelnmesse, terão oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações em produtos, bem como de participar de discussões estratégicas para o desenvolvimento da indústria, como as tendências de consumo e o futuro da segurança alimentar.

Cesar Cunha Campos, diretor da FGV Projetos, ressalta a importância do agronegócio na economia nacional e da feira como referência no setor. “Reunimos profissionais qualificados em prol do desenvolvimento agrícola do país, atuando como o ThinkTank do agronegócio nacional. A ANUFOOD Brazil representa um importante passo na consolidação desse objetivo e no estreitamento das relações Brasil – Alemanha”.

Os dez macro segmentos que estarão presentes na ANUFOOD Brazil são:

  1. Agrifoods- produtos frescos, in natura, matérias-primas;
  2. Fine Foods- gourmet, delicatessen e provisões gerais;
  3. Meat – bovina, suína, aves e carnes especiais;
  4. Chilled & FreshFoods – produtos frescos para conveniência e delicatessen como peixe, frutas e legumes;
  5. Dairy-laticínios e derivados de leite;
  6. Bread &Bakery – pães, assados, bolos e massas
  7. Drinks – bebidas em geral;
  8. Sweets -chocolate, confeitaria, biscoitos;
  9. Food Service – culinária, tecnologia, equipamentos e serviços para o mercado de foodservice /catering / hotéis;
  10. Organics – alimentos orgânicos em geral.

De acordo com dados levantados pela FGV, no que se refere à produção e exportação de alimentos, o Brasil ocupa um lugar de protagonismo internacional, sendo líder mundial na exportação de produtos primários como suco de laranja, açúcar, soja, carne de frango, carne bovina e café. Entre os anos de 1997 e 2014, o saldo da balança comercial do agronegócio brasileiro passou de um superávit de US$ 15,17 bilhões para um resultado superavitário de US$ 80,13 bilhões, o que também expressa a evolução da inserção internacional do setor.

Nesse contexto, em estudo realizado pela FGV sobre a indústria de alimentos no Brasil e na América do Sul, constatou-se que nas duas últimas décadas, o mercado de alimentos e bebidas na América Latina, em geral, e no Brasil, em particular, passou por forte expansão e por grandes transformações. “Nesse processo, destacamos a expansão da renda e a formação e consolidação de uma classe média mais ampla. Apesar de a região ter passado por um período de ajustes nos últimos anos, a maior parte das mudanças conquistadas mantém-se preservada”, destaca Cesar Cunha Campos.

É, portanto, diante desse cenário favorável no país quanto aos setores de alimentos e de bebidas, que a Koelnmesse e a FGV Projetos lançam a ANUFOOD Brazil como plataforma para aumentar a cobertura do mercado nacional e internacional, beneficiando toda a gama de compradores e de empresas expositoras incluindo supermercados, varejistas, distribuidores, atacadistas, além de lojas especializadas, viabilizando negócios, intercâmbios e compartilhamento de experiências durante e depois do evento.

Além da ANUFOOD Brazil, a subsidiária brasileira do grupo já organiza outros cinco eventos de sucesso, sendo dois deles voltados para a indústria alimentícia: a ANUTEC Brazil, evento de máquinas, processos e embalagens para o segmento de proteína animal, em Curitiba, e o WellFoodIngredients Summit, focado em ingredientes alimentícios para produtos funcionais e saudáveis, em São Paulo.


Sobre a KoelnmesseGlobal Competence in FoodandFoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a AnugaFoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
Sobre a FGV Projetos – A FGV Projetos é a unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas (FGV) responsável pela ampliação e aplicação do conhecimento acadêmico gerado e acumulado em suas escolas e institutos. Há mais de 30 anos, auxilia e assessora organizações públicas e privadas, no Brasil e no exterior, desenvolvendo projetos de políticas públicas, economia, finanças e gestão. Também atua na concepção e na organização de concursos, exames, avaliações e certificações em todas as áreas do conhecimento, além de realizar seminários técnicos e congressos nacionais e internacionais. Em parceria com o Centro de Agronegócios da FGV (GV Agro), desenvolve projetos e pesquisas no setor no Brasil e no exterior. Pela publicação mensal Agroanalysis, divulga as principais tendências do agronegócio e da economia agrícola, sendo uma referência no mercado. Mais informações: www.fgvprojetos.fgv.br

2PRÓ Comunicação – Koelnmesse
+55 11 3030-9463 | 2pro.com.br

Insight Comunicação – FGV Projetos
+(21) 2509-5399 | insightnet.com.br