Quando a alimentação saudável da planta gera excelentes frutos

 

Por Yuji Ieiri

 

Yuji Ieiri, agrônomo e gerente agronômico da Yoorin Fertilizantes

Optar por uma alimentação saudável proporciona benefícios para qualidade de vida. Por meio do consumo balanceado de alimentos, que contém nutrientes essenciais, o funcionamento do corpo se mantém de forma equilibrada e sadia, contribuindo para o desenvolvimento e melhora das funções vitais.

A preocupação dos brasileiros em priorizar hábitos alimentares mais saudáveis é fundamental para fortalecer a cultura do bem-estar, uma vez que o consumo desses alimentos está diretamente ligado à saúde. De acordo com um estudo da agência de pesquisas Euromonitor Internacional, entre 2009 e 2014, o mercado de alimentação voltada à saúde cresceu 98% no Brasil. Em 2015, o mercado mundial do setor movimentou mais de US$ 27 bilhões e nos próximos anos deverá crescer cerca de 20%.

Com relação à nutrição das plantas, para que cresçam, se desenvolvam e produzam frutos saudáveis, garantindo boa produtividade e alta qualidade, são essenciais os nutrientes e minerais. Os elementos minerais são classificados em dois grupos: macronutrientes e micronutrientes.

O primeiro é exigido em grandes quantidades e englobam o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre. Já os micronutrientes são exigidos em menores quantidades, mas são tão importantes quanto os principais, e contemplam o Boro, Cloro, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdênio, Níquel e Zinco. Outros elementos, como Cobalto, Selênio, Silício e Sódio são considerados nutrientes benéficos.

O bom funcionamento e desenvolvimento do organismo são resultados de uma alimentação balanceada por meio do fornecimento da quantidade adequada de vitaminas e minerais. As boas escolhas para uma vida saudável também envolve estar atento à forma como esses alimentos são produzidos e à sustentabilidade do processo produtivo, especialmente aos impactos no meio ambiente.

Dessa forma, o desenvolvimento de fertilizantes não químicos e com produção ecologicamente correta, que asseguram longevidade ao solo e contribuem para uma agricultura sustentável e de grande capacidade produtiva, como os fertilizantes premium de termofosfato, são mais assertivos para lavouras focadas na qualidade e, acima de tudo, na responsabilidade social e ambiental.