Técnicos e produtores rurais puderam se atualizar sobre tecnologia e aumento de produtividade no milharal durante o “14º Encontro Técnico de Milho Safrinha”, realizado na última sexta-feira, 26 de maio, em Guaíra. Com cerca de 150 participantes, o evento foi organizado pelo Sindicato Rural de Guaíra com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

“Temos hoje aqui produtores de toda a nossa região. São 14 empresas participando, 12 sobre milho e outras duas sobre tecnologia. É uma grande vitrine onde cada empresa tem 10 minutos para expor suas novidades”, explicou o engenheiro agrônomo Renato Massaro, do Sindicato Rural de Guaíra, sobre a distribuição dos estandes no grande milharal da Fazenda Matinha.

O evento repassou informações importantes a diferentes tipos de produtores, como contou Francisco Muraishi, presidente do Sindicato Rural. “São vários tipos de produtores, de todos os tamanhos, que estão conhecendo diversos produtos para eles”, contou o presidente, lembrando ainda da competição de produtividade travada entre as empresas “onde quem sempre sai ganhando é o nosso produtor rural”.

Ganhos que serão multiplicados pela equipe da Cati, como adiantou o engenheiro agrônomo Rolando Salomão Carvalho, responsável pela Casa da Agricultura de Barretos. “A gente veio aqui se atualizar para levar essas informações aos produtores rurais que buscam a Cati. Temos aqui bastante coisa diferente de um stand para o outro com informações sobre sementes, pesquisas e herbicidas”, pontuou.

O “apoio total da Cati ao evento” foi destacado pelo ex-presidente do Sindicato Rural e atual prefeito de Guaíra, José Eduardo Coscrato Lelis, que enumerou ainda os resultados alcançados com iniciativas como o Encontro Técnico: a produtividade dobrou. “O Norte paulista tem esse potencial econômico do milho safrinha. Quando começamos com o Encontro, colhia-se 50 sacas por hectare, hoje a colheita é de 100 sacas por hectare”, comemorou.

Com uma dinâmica onde os participantes andavam pelo meio do milharal passando pelos estandes das empresas, o 14º Encontro Técnico atendeu expectativas de produtores como José Ceciliano, que buscava informações sobre variedades de milho. “Eu vim para saber qual é a melhor variedade para eu plantar na minha terra. A gente sempre quer um pouco mais de produtividade e lucro e aqui tem muitas opções boas”, disse.

O evento contou com a participação das empresas Syngenta, Yara, Sementes Agroceres, Dow AgroSciences, Coodetec, Morgan Sementes e Biotecnologia, Grão de Ouro, LG, Agroeste, Embrafos, Fertec, Dekalb, Mosaic e Jmen. Apoiaram o Encontro: Prefeitura Municipal de Guaíra, Cati, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

Por: Hélio Filho