Um vídeo com orientações aos produtores sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas e os impactos a saúde com relação a exposição aos produtos foi lançado, na última quinta-feira, 16, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos. O secretario Arnaldo Jardim, acompanhado do pesquisador do laboratório do Centro de Oncologia Molecular Henrique Silveira, responsável pelo projeto, apresentou a exibição de cerca de seis minutos à equipe do hospital, técnicos e extensionistas da Pasta e autoridades locais.

“Com a crescente relevância do Brasil na produção de alimentos, é necessário agregar cada vez mais qualidade e sustentabilidade. Nossa agricultura é sustentável, avançamos muito em relação ao que se faz em outros paises. Nesse contexto, os defensivos surgem de forma desafiadora e esse trabalho alia o nosso conhecimento na produção com a especialidade da medicina com a qual vocês atuam”, avaliou Arnaldo Jardim.

De acordo com o titular da Pasta, a Secretaria realizou o levantamento de defensivos cancerígenos remanescentes, principalmente o Hexaclorobenzeno (BHC), para recolher mais de 400 mil toneladas das propriedades paulistas e promover a incineração até junho. “Atualmente, cerca de 30% dos defensivos agrícolas usados no País são piratas, contrabandeados ou produzidos de forma ilegal. Essa parceria é importante para conscientizarmos os produtores sobre esta situação, buscando a saudabilidade dos alimentos e o apoio ao pequeno produtor, como nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, disse.

Produzido com o apoio dos técnicos do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Barretos, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Pasta, o vídeo alerta o agricultor sobre os cuidados no manuseio adequado dos defensivos agrícolas e possíveis impactos à saúde. Em seguida, ensina o produtor a utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como proceder com segurança no preparo da calda e dos equipamentos de pulverização do produto.

Na opinião do pesquisador Henrique Morais, a linguagem simples sintetiza as informações importantes e permite estabelecer o diálogo com o agricultor. “Esse material será divulgado na internet para se expandir para todo o Brasil, auxiliando mais extensionistas”, disse.

Além da conscientização, a parceria prevê a capacitação e a coleta, por meio de questionário, do histórico ocupacional dos trabalhadores rurais – para avaliar quais os fatores de risco aos quais estão expostos e os tipos mais frequentes de defensivos utilizados, dados que não estão disponíveis no Brasil. “Há trabalhadores que usam mais de 30 tipos de produtos e outros que usam apenas dois. Queremos caracterizar a nossa região”, explicou.

A iniciativa visa ainda capacitar a própria equipe de pesquisadores sobre o câncer ocupacional. “Hoje em dia, temos dados insipientes nos bancos de dados públicos de câncer ocupacional para avaliar a quais fatores as pessoas estão expostas e que tenham nexo causal para a incidência de câncer”, finalizou Morais.
Mais do que fazer o diagnóstico, o diretor técnico do Hospital de Câncer, Edmundo Mauad, apontou a necessidade de mostrar resultados sobre os fatores que podem ampliar a incidência da doença. “Precisamos nos aproximar da zona rural, que precisa de um grande apoio. O Estado de São Paulo sempre sai na frente e essa parceria com a Secretaria é forte, nos dá a possibilidade de alçar vôos mais altos e ter sucesso”, enfatizou.

“A Cati sempre fez esse treinamento de capacitação para o uso correto dos defensivos, e a iniciativa conjunta com o Hospital de Câncer é muito importante para ampliar esse trabalho”, disse o titular da Cati, João Brunelli Junior.

“O trabalho não tem o objetivo de afirmar que o defensivo causa câncer, mas sim de identificar a predisposição dessas pessoas à doença”, esclareceu o engenheiro agrônomo Rolando Salomão Carvalho Custódio do Nascimento, responsável pelo projeto na Casa da Agricultura de Barretos.

Também participaram do evento o diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do hospital (Iepe), José Roberto Fregnani; o prefeito de Colômbia, Endrigo Bertin; o vice-prefeito de Guaira, Renato Moreira; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Barretos, Marco Antonio Ferreira, representando o prefeito Guilherme Ávila; o diretor substituto do EDR de Barretos, Claudionor Gianelo; a vereadora Sebastiana Tavares, representando a Câmara Municipal de Bebedouro; o secretário de Agricultura de Severina, Edmilson Pavani; Caio Pena, representando o presidente do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande; o gerente do Cetesb de Barretos, Davi Faleiros; o coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em Bebedouro, Wilson Toledo; o titular do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), da Secretaria, em São Jose do Rio Preto, Silvio Fachini; e a diretora substituta do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Barretos, Renata Molina.


Leia também:
Governo de SP e Hospital de Câncer de Barretos orientarão aplicação correta de defensivos agrícolas
Álbum de fotos: https://www.flickr.com/photos/agriculturasp/albums/72157681516811995


Por Paloma Minke
Fotos Hélio Filho

Mais informações:  Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11) 5067-0069