Tendo a sustentabilidade como viés, o sistema se conecta aos compromissos assumidos pela Syngenta por meio do The Good Growth Plan, Plano de Agricultura Sustentável

Benefícios nutricionais ao solo, redução de custos com logística e receita adicional com o plantio de culturas extras, que se intercalam com a de mudas de cana-de-açúcar. Estas são as principais vantagens inerentes ao sistema de Meiosi (Método inter-rotacional ocorrendo simultaneamente), demonstrado em detalhes pela Syngenta em recente Dia de Campo, realizado em Itápolis, na usina Malosso e também no campo experimental da biofábrica da companhia. O evento, que contou com a parceria da Coplana, foi acompanhado por aproximadamente 120 pessoas, entre produtores e consultores ligados à cultura da cana-de-açúcar.

O método de Meiosi consiste na implantação de um sistema de viveiro na área da lavoura comercial que se deseja originar. Esse viveiro é distribuído na área na forma de linhas de plantio de mudas de cana, plantadas de maneira equidistante. Cada linha de plantio é capaz de fornecer mudas para pelo menos seis linhas de lavoura comercial, dependendo do planejamento. Durante o período de crescimento das mudas, os espaços intercalares podem receber o plantio de culturas como soja, amendoim e milho, gerando benefícios ambientais e econômicos ao produtor. Ao fim do ciclo da cultura intercalar, com as mudas de cana-de-açúcar suficientemente desenvolvidas para a implantação da lavoura comercial, o plantio pode ser realizado.

“Além de viabilizar o plantio de viveiros e a multiplicação de mudas de cana dentro da área, o que gera uma significativa redução de custos com maquinário e logística, o método de Meiosi, ao explorar o plantio intercalar de culturas leguminosas, melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo. O que torna a prática alinhada aos compromissos assumidos por meio do The Good Growth Plan, nosso Plano de Agricultura Sustentável ”, afirma Henrique Mourão, Gerente de Marketing Cereais da Syngenta. “Como outros benefícios relevantes ao produtor, também é possível listar a renda extra obtida com o plantio de outras culturas e o fato de o sistema requerer menos mudas para as linhas de cana, quando comparado ao plantio convencional de colmos”, completa.

Plene PB e demais soluções Syngenta
Durante o Dia de Campo, os participantes puderam conhecer de perto as soluções oferecidas pela Syngenta com foco em Meiosi. “Como destaque, demonstramos in loco as características prioritárias de Plene PB para a implantação de viveiros, tais como geração de altas taxas de multiplicação, alta qualidade e sanidade”, explica Guilherme Moura, Gerente de Marketing Plene da Syngenta. Além disso, todo o portfólio da companhia voltado à proteção de cultivos de cana e das outras culturas, como soja, milho e amendoim, foi explorado ao longo do evento. “Somos a única empresa presente, por meio de tecnologias eficientes, em toda a cadeia do amendoim”, destaca Henrique Mourão.

Atualmente, o método Meiosi está mais difundido junto a produtores de cana do estado de São Paulo, “mas diante de tantos benefícios, o sistema tem potencial para ser explorado em qualquer região favorável ao cultivo de cana-de-açúcar”, finaliza Guilherme.

Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, nossos 28 mil funcionários em mais de 90 países estão trabalhando para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Estamos empenhados em recuperar terras à beira da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acessewww.syngenta.com e www.goodgrowthplan.com. Siga-nos no Twitter® em www.twitter.com/Syngenta.

Contatos para a Imprensa:
[email protected]