Bom desempenho, saúde e cuidado são preocupações fundamentais quando se trata de um dos mercados que aumenta ano a ano no Brasil, o de equinos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa, 2012), o País possui o maior rebanho de cavalos na AméricaLatina, ficando em terceiro lugar em âmbito mundial. Nos últimos dez anos o setor chegou a crescer 12% por ano.

Pensando na demanda e exigência do setor, a Qualy Nutrição Animal está localizada estrategicamente em um dos principais polos brasileiros de criadores de equinos, o interior de São Paulo, e inaugurou, no final de 2016, seu novo pátio fabril para atender ainda mais a demanda, incluindo a composição de novos produtos, que serão disponibilizados ao mercado ainda este mês.

“Desde que a Qualy se estabeleceu como indústria de ração, seu principal foco foi o segmento de equinos. E para atender este mercado, se preocupou em apresentar uma linha completa de alimentos para todas as fases e categorias de animais”, ressalta a engenheira agrônoma e consultora técnica da Qualy, Silvia Pastori.

Produção –  Para garantir um melhor resultado, o cuidado com o produto se inicia na compra criteriosa de matérias primais, com um acurado controle processo de produção e qualidade, e conhecimento meticuloso das necessidades nutricionais de cada fase/categoria. “Cada ingrediente antes de entrar na fábrica passa por um rigoroso controle de qualidade”, conta Silvia.

Outro fator importante e determinante no processo de produção é a preocupação com pesquisas. “Para o desenvolvimento de produtos que visam atender as necessidades dos equinos de alto desempenho, por exemplo, nos baseamos nas mais recentes desenvolvidas internacionalmente, buscando sempre aplicar de forma adequada os conhecimentos gerados pelos mais respeitados centros”, complementa a especialista, destacando que, quanto maior a exigência nutricional do animal, mais complexo é o alimento que ele deverá ingerir.

Categorias – Para a alimentação e nutrição do animal, a Qualy divide a Linha Equina em duas categorias: aos submetidos à baixa exigência de trabalho (utilizados aos finais de semana em passeios curtos e eventuais); e aos que são de alto desempenho (submetidos a exercício constantes de menor ou maior intensidade).

“Para a primeira categoria indicamos as linhas Equina e Vitaly. Para completar a linha Vitaly, desenvolvemos um novo alimento especifico para potros nesta categoria visando fazer com que o animal jovem desenvolva sua ossatura e musculatura de forma saudável. Já para animais de alto desempenho, recomendamos os produtos da linha High Work. Nessa linha temos o produto High Work Potros, que visa atender as demandas nutricionais do futuro animal atleta. Para éguas, que possuem necessidades nutricionais especificas para desenvolvimento do feto e o aleitamento recomendamos o produto High Work Balance. Para animais submetidos a exercícios, dependendo do grau de intensidade e tipo atividade física são recomendados os produtos High Work Mix, High Work Atleta e em breve lançaremos os produtos High Work Speed e High Energy. O produto High Work Speed é destinado a equinos atletas de alta demanda nutricional e o High Energy é um complemento energético indicado para qualquer tipo de cavalo atleta e é indicado quando se busca recuperar o escore corporal ou preparar o animal para provas”, explica Silvia.

Dependendo de diversos fatores, as demandas desses produtos envolve itens como época do ano, mercado em que se atua e até das condições econômicas do pais. Nos últimos meses, a engenheira agrônoma da Qualy conta que a procura maior tem sido nos produtos da linha Vitaly e Equina, “mas acreditamos e trabalhamos para atender ao mercado de animais atletas que tende a ser crescente”.

Características – Diferente de qualquer outro segmento, o nicho de equinos possui algumas particularidades, como exemplifica Silvia, possuindo três características importantes:

  1. São animais grandes, porém muito sensíveis a distúrbios digestivos (cólicas) que podem levar os animais a morte nos casos mais graves. “A qualidade da ração pode ter influência na ocorrência destes distúrbios. Portanto, é fundamental o cuidado com a formulação dos alimentos, bem como com o processo de fabricação. Manter o produto dentro do mesmo padrão qualidade é primordial”;
  2. É um animal que está associado a performance física e não simplesmente a produção de carne ou qualquer outro produto. “A ração desempenha um papel muito importante para se alcançar bons resultados; e finalmente”;
  3. Há uma associação emocional entre o dono e o animal, o que faz com que o cavalo seja tratado como um animal de estimação. “Todos estes aspectos aumentam ainda mais a responsabilidade e importância da qualidade do alimento. O foco em promover a boa saúde e bom desempenho físico no caso aqueles submetidos a atividades atléticas é essencial”, finaliza Silvia.

Institucional –  Desde 2008, a Qualy oferece nutrição para equinos, bovinos, entre outros animais, com sua linha de produção de peletizados, tendo como foco, atender e superar as exigências estabelecidas pelo setor, produzindo alimentos com alto valor nutricional, garantindo eficiência e melhores resultados aos seus clientes.
A empresa investiu recentemente 25 milhões reais em um novo pátio fabril, onde a Qualy vai contar com uma nova linha de produção, para produtos extrusados, atendendo principalmente o mercado de peixes e PET – cães e gatos, sempre obedecendo aos mesmos rigorosos padrões de produção e qualidade.
Sua equipe é formada por técnicos altamente qualificados, que trabalham de forma consultiva, alinhados às futuras tendências do setor, propondo as melhores soluções a cada cliente

Assessoria de Imprensa
Agência GR1000 Comunicação
19. 3234 1390 | 19. 98231 2369
www.agenciagr1000.com.br