Equipe aposta nos sistemas agroflorestais como alternativa para alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050

Cinco alunos de Graduação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) formam o time “Food Forests”, que participa da iniciativa internacional “Thought For Food”.http://www.tffchallenge.com/
A ação tem como proposta encontrar soluções junto a equipes de jovens de todo o mundo que sejam viáveis e aplicáveis e ajudem no desafio de produzir alimento para 9 bilhões de pessoas, até 2050.
A iniciativa lança um período de inscrições de membros que se juntam em times pelo mundo todo. Após a formação das equipes, o site do projeto oferece uma plataforma de “design thinking” para partir de um problema, gerando uma idéia e chegando a um produto final, uma solução.
Os esalqueanos se apoiam nos Sistemas Agro Florestais (SAFs), por acreditar que ao mesmo tempo esses sistemas podem ajudar na recuperação de áreas degradadas, produção de comida, absorção de carbono, aumento da biodiversidade e ajudar na restauração e conservação de florestas, vencendo o falso dilema entre produzir ou conservar.
O time da Food Forests é composto pelos alunos Lucas Augusto Abra Vieira (6º ano de Engenharia Florestal – ESALQ/USP), Arnaldo Marques (3º ano de Engenharia Florestal – ESALQ/USP), João Victor Bertolo (5º ano de Engenharia Florestal – ESALQ/USP), Gabriela Dolenc (5º ano de Biologia – ESALQ/USP) e Gleysson Roberto (biólogo e Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFLA) aposta na interdisciplinaridade para gerar sua proposta, pautada nos SAFs afim de melhorar a produção de alimentos e o crescimento das florestas em áreas degradadas.
A entrega dos projetos finais acontecerá no próximo dia 8/1 e os melhores projetos são levados ao Global Summit da iniciativa, que avaliará as propostas e, além disso, oferecerá um ambiente de compartilhamento de ideias e vivência entre os participantes.
O Global Summit ocorrerá entre os dias 24 e 27 de maio de 2017, em Amsterdam.

Conheça o trabalho do time Food Forests em https://www.facebook.com/FoodForestsBR/?fref=ts